Os termos usados para as partes do corpo são, muitas vezes, usados para falar de outras coisas além das
partes do corpo. A explicação para isso é
tão comum quanto intuitiva:
ela tem a ver com a primazia da experiência do corpo.
Os termos das partes do corpo fornecem solidez
segundo a ordem de regularidade: todo mundo possui um corpo e é fácil
para se referir às suas partes, assim, o corpo é um domínio de origem muito apropriado para expressar uma
variedade de outras coisas. Desta forma, entre os yorùbás, o corpo
serve de fundamento comum como recurso para resolver os problemas de
coordenação comunicativa, associando partes do
corpo à várias coisas.
Exemplificando,
a fachada de uma casa é chamada de iwájú ilé, onde iwájú significa “testa” e ilé,
“casa”, cujo sentido metaforicamente significa “a testa da casa”.
Esta “primazia da experiência do
corpo” também é utilizada para algumas partes do próprio corpo, como por
exemplo, ojúgun (canela), derivado dos termos ojú (olho, face,
frente) e eegun (osso).
Orí cabeça topo, cume, pico
Iwájú testa face, frente
Apá braço lado, parte
Ẹ̀hìn dorso,
costas atrás
Inú barriga,
estômago interior, parte interna
Ara corpo reflexivo
Etí orelha canto,
extremidade, margem, beira, borda
Ojú olho,
face superfície superior ou frontal
Outras partes do corpo humano:
Imú nariz
Enú boca
Ètè lábios
Àgbọ̀n queixo
Ọrùn pescoço
Apá braço
Ọwọ́ mão
Ika dedo
Irè perna
Ẹsẹ pé
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